A Miss que se tornou viral após apresentação no concurso Miss America

11/09/2018

http://www.missnews.com.br/historia/a-miss-que-se-tornou-viral-apos-apresentacao-no-concurso-miss-america/

520    0

Não foi Emily Sioma a vencer mas a Miss Michigan conquistou boa parte das atenções.

© Reuters


Notícias ao Minuto
POR PEDRO FILIPE PINA


Parece que a tradição já não é o que era no concurso Miss America.


Na era do movimento #MeToo a Miss America assumiu que ia mudar regras, tentando assim afastar o concurso de críticas de sexismo.


A edição deste ano decorreu este fim de semana e coroou a nova-iorquina Nia Imani Franklin, a afro-americana que, depois de se tornar Miss Nova Iorque, juntou agora o título de Miss America, tendo-se destacado numa prova de talento em que cantou ópera.


Nia Imani Franklin, porém, acabou por ter de partilhar as atenções com Emily Sioma, concorrente pelo Estado do Michigan.


Como dizíamos, a tradição parece que já não é o que era. Manda o cliché esperarmos que, na hora de falar sobre os problemas do mundo, as 'misses' se defendam e fiquem por um genérico desejo de 'paz em todo o mundo'. Ora Emily Sioma destacou-se pelas suas palavras, logo no momento da apresentação.


Foi assim que a Miss Michigan se apresentou no concurso: "Do Estado com 84% da água fresca do país mas sem água nenhuma para os seus residentes beberem, eu sou a Miss Michigan Emily Sioma".


A frase de Emily recorda o drama vivido em anos recentes pela comunidade de Flint, no estado do Michigan.


Para entendermos a 'estocada' que valeu tanta atenção nas redes sociais é preciso recordar o contexto político e social. Em Flint, no Michigan, problemas financeiros levaram a que cidade ficasse sob apertada gestão financeira.


Os planos de austeridade no Michigan levaram a que o município, que era o que mais pagava pelo consumo de água, se desligasse do sistema de Detroit para passar a abastecer-se no rio Flint.


A ideia pode parecer uma forma simples de poupar dinheiro. Porém, o que o mundo viu em Flint foi como uma decisão 'cega' de gestão trouxe problemas de saúde. É que a água do rio Flint não estava limpa. Testes à qualidade da água decretaram que esta era autêntico 'lixo tóxico'. Os residentes enfrentaram problemas de saúde graves, com o problema a tornar-se uma emergência a nível federal.


Emily, com pouco tempo para se apresentar, lembrou em poucas palavras a tragédia que se viveu em Flint, no Michigan. E a internet adorou.


alex rees

@maybealexislost
“from the state with 84 percent of the u.s. fresh water but none for its residents to drink, i am miss michigan emily sioma” — the new #missamerica2019 pageant did not come to play


10:13 PM - Sep 9, 2018
337K
85.8K people are talking about this
Twitter Ads info and privacy
De tal maneira que havia até quem quisesse que a vitória fosse, de forma automática, para a concorrente do Michigan.


 


Joel Schipper
@JSchipperWDRB
Miss Michigan should automatically win #MissAmerica for starting with this!

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: