BETTE COOPER: O DESAPARECIMENTO DA MISS AMERICA 1937

04/04/2020

http://www.missnews.com.br/historia/bette-cooper-o-desaparecimento-da-miss-america-1937/

551    0

Apesar de coroada, a jovem teve de escolher entre uma paixão relutante e um título de nível nacional


WALLACY FERRARI PUBLICADO EM 04/04/2020, ÀS 09H00


A miss Bette Cooper recebendo sua coroa e troféu de Miss America - Divulgação


Durante o verão de 1937, Bette Cooper, na época com 17 anos, aproveitava suas férias do meio de ano para visitar a cidade de Bertant Island, em Nova Jersey, e conhecer um parque de diversões junto a algumas amigas. Vinda da zona rural de Hackettstown, a jovem simples não esperava que uma brincadeira entre as colegas se tornaria o início do maior marco de sua vida.


Após o fim de um dia cansativo no parque, os organizadores promoveram um concurso de beleza surpresa na cidade. A Miss Bertrand Island seria eleita naquela noite entre as moças presentes — algumas misses que treinavam a semanas pela oportunidade e outras que chegaram ali pelo acaso — e o prêmio dava a chance para a vencedora ser a representante estadual no Miss America, em setembro.


Recatada e tímida, Bette tinha uma voz fina e um sorriso fácil e rapidamente foi convencida pelas amigas a subir no palco e se inscrever, porém, não esperava que seria a vencedora da noite, para a surpresa de muitos que nunca haviam visto a moça antes. Em poucas horas, a bela interiorana estava com a passagem garantida para Atlantic City na competição nacional.



Mesmo com os pais amedrontados pela possibilidade de exposição da jovem, compreenderam que a oportunidade era única e a liberaram para a disputa. Quando chegou a cidade do evento, foi apresentada a Louis Off, um universitário, educado, rico e bonito, de 21 anos, que a acompanharia durante a estadia. Bette não sabia, mas Louis fazia parte de um plano da organização.


Para baratear os custos de hospedagem e transporte das jovens, o concurso teve a ideia de chamar rapazes universitários da alta sociedade para sair com as concorrentes antes da competição. Assim, as garotas se manteriam entretidas, os garotos arcariam com os custos da empreitada e a instituição conseguiria trabalho gratuito. Em tese, todo mundo sairia ganhando.


Bette foi a última que havia sobrado na escolha de acompanhantes, porém, sempre conquistador e apresentando diversos pontos da cidade, Louis rapidamente conseguiu cortejar a jovem, transformando a rápida relação em uma paixão. Além de piqueniques e passeios na praia, a miss recebia orquídeas todas as manhãs, visto que a empresa que cuidava das flores de quase todos os hotéis da cidade era da família de Louis Off.


 


A miss em fotos durante a cerimônia de Miss America / Créditos: Divulgação


Ou a coroa, ou eu


A paixão parecia ser unilateral; Bette, perdida de amores por Louis, não era correspondida da mesma maneira, visto que, assim que terminasse o período de estadia, o universitário teria que encerrar seus serviços de acompanhante. Tudo piorou quando o rapaz perguntou para jovem sobre o que ela faria se ganhasse o concurso nacional.



Louis, por sua vez, fez questão de deixar claro que, se a jovem ganhasse, ela poderia esquecê-lo, visto que não gostaria da fama e exposição: “A última coisa que quero no mundo é publicidade. Eu não quero ser conhecido como o Senhor Miss América”. Descrente, dia depois a surpresa foi ainda maior: Bette Cooper venceu a eleição. Sua pose da vitória era marcada por um sorriso desconfortável e com a insegurança de não ter mais a pessoa que amava.


O companheiro fez jus as palavras e na mesma noite foi embora do baile pós-festa, sem ao menos a abraçá-la na coroação. Angustiada, Bette foi até o hotel da família do amado por volta das 2 da manhã, onde o mesmo tinha um apartamento.


Aos prantos, foi atendida e ficou por lá até amanhecer. Quando o dia clareou, a imprensa nacional estava pronta para entrevistar Bette Cooper, a mais nova Miss America, mas a jovem estava desaparecida, sem ninguém saber seu paradeiro.


Ao longo da noite, o casal ficou em um barco, longe da cidade, até que a poeira abaixasse. Nas semanas seguintes, Bette recusou entrevistas e era de poucas palavras, sem muitas aparições públicas. Ameaçada pelos organizadores, começou a comparecer aos eventos oficiais, mas nunca teve postura de miss. Louis foi bastante criticado pela imprensa por estragar o concurso de beleza mais importante do país.


Quando entregou a coroa no ano seguinte para a Miss Ohio, fez questão de sumir da mídia e encerrar seu relacionamento com o universitário. Vivendo em um subúrbio de Connecticut, foi localizada algumas vezes por repórteres, mas sempre se fechou e recusou entrevistas, até falecer aos 97 anos, em 2017. O programa de acompanhantes universitários foi encerrado na edição seguinte do Miss America.


+Saiba mais sobre o mundo das misses nas obras disponíveis na Amazon:


Muscogee Daughter: My Sojourn to the Miss America Pageant, por Susan Supernaw (2020) - https://amzn.to/3dUbUGG


Miss Unlikely: From Farm Girl to Miss America, por Betty Cantrell Maxwell (2019) - https://amzn.to/3e1vscy


Miss America’s God: Faith and Identity in America’s Oldest Pageant, por Mandy McMichael (2019) - https://amzn.to/2xQwFT9


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp


Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du


https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/bette-cooper-o-desaparecimento-da-miss-america-1937.phtml


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: