Conheça a história da modelo refugiada que usa hijab na passarela e ama pagar impostos

29/08/2018

http://www.missnews.com.br/historia/conheca-a-historia-da-modelo-refugiada-que-usa-hijab-na-passarela-e-ama-pagar-impostos/

478    0

Halima Aden tem 20 anos e veste sempre um hijab nas passarelas


29/08/2018 - 07H31 - ATUALIZADA ÀS 10H24 - POR RAFAEL CARNEIRO


MODELO HALIMA ADEN (FOTO: REPRODUÇÃO/ INSTAGRAN)


Se para ser uma grande modelo é necessário seguir padrões, Halima Aden, de 20 anos, desmistifica tudo isso. A somali, que ficou conhecida por desfilar sempre utilizando um hijab (vestimenta islâmica), cresceu em um campo de refugiados queniano e foi para os Estados Unidos sem dinheiro para se sustentar.


Em entrevista à revista Money, Halima contou que durante o tempo em que viveu no campo de refugiados, após escapar da Guerra Civil na Somália, ela odiava quando outras mulheres faziam tranças no seu cabelo. O motivo? Doía muito. Foi então que ela aprendeu a fazer tranças sozinha. Futuramente esse aprendizado surtiria efeito.


Quando Halima e sua família se mudaram para Minnesota, no norte dos Estados Unidos, ela usou as habilidades que adquiriu no campo de refugiados para ganhar dinheiro. Passou a cobrar US$ 10 para trançar o cabelo de crianças e US$ 20 o de adultos. Com o que faturava, pagou viagens escolares, comprou roupas... Essa inquietude da jovem é uma herança cultural. Segundo ela, os somalis começam a trabalhar desde cedo.


Dois empregos ainda no Ensino Médio
Como muitos jovens americanos, Halima não via a hora de completar 16 anos. Porém, a ansiedade não era pela grande festa de debutante, mas porque ela poderia finalmente trabalhar legalmente no estado de Minnesota. Seus primeiros dois empregos foram no St. Cloud Hospital, onde fazia serviços ambientais e limpeza dos quartos de pacientes. No meio da rotina atribulada, ainda sobrava tempo para atividades extracurriculares.


“Deixei fazer muitas coisas, de ir a vários lugares porque estava trabalhando muito. Mas eu não me arrependo. Eu não mudaria nada do que eu fiz”, disse.


Embaixadora Unicef e amantes de impostos
Apesar da pesada carga horária, a jovem modelo nunca embolsou muito do dinheiro que ganhava. Desde jovem, enviava grande parte do salário para sua família na Somália e ajudava a mãe a pagar pela casa onde moravam. Hoje, ela atua como embaixadora da Unicef, fazendo viagens com a organização e dando apoio a crianças pobres ao redor do mundo.


Com o tempo e a maturidade, Halima passou a lidar com o dinheiro de forma diferente. Ela diz adorar pagar impostos, por exemplo. A somali lembra que recebeu muota ajuda do governo quando chegou aos Estados Unidos, e agora fica feliz em contribuir com impostos para programas sociais que ajudem outras pessoas necessitadas.


Presente e futuro
Halima Aden cuida com zelo da sua carreira de modelo e está sempre de olho no futuro, investindo bastante e se reciclando sempre. Recentemente, a IMG Models, a principal agência de modelos dos Estados Unidos, entrou em contato com Halima após a apresentação dela no Miss Minnesota USA. Antes de dizer sim, ela sentou com a empresa para avaliar minuciosamente a proposta e para discutir o papel dela como mulher muçulmana no mundo da moda. O objetivo da jovem era se manter fiel às tradições.


"Você tem que pedir o que você quer. Se eu nunca tivesse falado nada, não sei se minha carreira estaria indo bem como está”, disse a somali, que um dia quer ter e administrar o próprio negócio no ramo da moda.


https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/08/conheca-historia-da-modelo-refugiada-que-usa-hijab-na-passarela-e-ama-pagar-impostos.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: