Conheça os objetos que serão colocados em nova cápsula do tempo de Pelotas

19/08/2019

http://www.missnews.com.br/historia/conheca-os-objetos-que-serao-colocados-em-nova-capsula-do-tempo-de-pelotas/

397    0

Atualizada em 19/08/2019 - 10h39min   GaúchaZH


Três meses depois da descoberta de uma cápsula do tempo que estava enterrada há mais de 88 anos em Pelotas, no sul do Estado, a cidade irá ganhar uma para ser aberta no futuro. Os cinco itens que estarão dentro do objeto foram escolhidos pela população em uma votação popular.


Veja os cinco itens escolhidos


1 - Cartas escritas por estudantes da rede municipal de Pelotas


2 - Edições de jornais do dia


3 - Nome e cópia da certidão de nascimento de um bebê nascido no dia do enterro da cápsula (que será convidado para a cerimonia de desenterro em 2069)


4 - Camisas dos três clubes de futebol de Pelotas (Brasil, Pelotas e Farroupilha)


5 - Livro com receitas dos doces de Pelotas


A iniciativa da nova cápsula surgiu pela prefeitura de Pelotas e foi anunciada em maio deste ano. A partir disso, uma votação foi realizada no site da prefeitura para que a população escolhesse os itens. A lista oferecia 11 itens, entre eles um livro com fotos da cidade, um DVD do artista pelotense Vitor Ramil e até mesmo uma lata de pêssego em calda. Ao votar, cada pessoa devia selecionar cinco itens.


A data e o local onde será enterrada a nova cápsula ainda estão sendo definidos pela equipe técnica da Secretaria de Cultura de Pelotas. O objeto será desenterrado em 2069.


Relembre a cápsula da Praça Pedro Osório


A cápsula do tempo enterrada em 1931 como homenagem a Miss Universo de 1930, Yolanda Pereira, foi encontrada no começo do mês de maio durante escavações na Praça Pedro Osório, no centro de Pelotas. O material estava próximo ao monumento em homenagem a Yolanda. Segundo registros da época, dentro da caixa de metal tinham jornais do período, documentos que faziam alusão à homenagem e uma moeda que foi criada para lembrar a modelo pelotense.


Quando aberta, a cápsula encontrava-se com muita água, e o material foi encaminhado ao Laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que removeu todo o conteúdo e o mergulhou em água deionizada (sem a presença de sais minerais). 


O maior volume encontrado até o momento é de fragmentos de jornais datados de 1931,com algumas das peças estão em bom estado de conservação. Foi possível reconhecer também um retrato de Yolanda impresso em tecido. Além disso, também encontrou-se a moeda de prata que foi feita na época pelo Ministério da Fazenda para comemorar o feito da modelo pelotense.


Após todo o restauro, o material será disponibilizado em exposições promovidas pela universidade.


https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2019/08/conheca-os-objetos-que-serao-colocados-em-nova-capsula-do-tempo-de-pelotas-cjzig35xy03x701qmnakc8nag.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: