Divina Musa

25/07/2021

http://www.missnews.com.br/historia/divina-musa/

485    0

Mário Sérgio - 25 de julho de 2021, 11:29 horas



* Neste sábado, exatamente fazendo 67 anos que acontecia a terceira edição do concurso Miss Universo, realizada em 24 de julho de 1954 no Long Beach Municipal Auditorium, em Long Beach, Califórnia, nos Estados Unidos.
*Candidatas de 33 países e territórios competiram pelo título.
* Esta edição marcou a primeira participação do Brasil, com a baiana Martha Rocha, a primeira Miss Brasil, que ficou em segundo lugar.
*Considerada o mais bonito rosto do concurso, favorita absoluta entre os 200 jornalistas e fotógrafos do mundo todo presentes em Long Beach, Martha teria perdido a coroa por causa de duas polegadas a mais nos quadris, acima das medidas exatas requeridas na época.
*Miriam Stevenson e Martha Rocha teriam terminado empatadas em pontos após a votação final dos juízes e o resultado persistiu numa segunda votação tentando o desempate.
* Como a marca de trajes de banho Catalina era a principal patrocinadora do concurso nesta época, a decisão acabou sendo pela que fazia a melhor figura em maiô.
*Miriam teria sido escolhida por ter as medidas dos quadris mais próximas do padrão de beleza americana da Catalina.
*Mas na verdade a história das duas polegadas foi uma invenção do jornalista João Martins, da Revista “O Cruzeiro” do Rio de Janeiro, para consolar o orgulho brasileiro.
* Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach.
* A própria Martha autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia.
*A verdade é que já no desfile em carro aberto pelas ruas de Long Beach e na bolsa de apostas, a brasileira era disparado a candidata preferida.
*Quando a americana foi declarada vencedora, os próprios americanos vaiaram a escolha, tamanha era a torcida por Martha Rocha.
* O fato consta no livro biográfico da brasileira.
* Stevenson, uma miss da Carolina do Sul que venceu o Miss USA – disputado conjuntamente e com a final um dia antes do MU – e depois as concorrentes internacionais, conquistou a coroa na primeira das mais controversas e polêmicas decisões da história do concurso até hoje.
* Depois de seu ano de reinado, ela tornou-se apresentadora da televisão americana e fez relativo sucesso como modelo e em comerciais de televisão até meados da década de 70.
* O então cônsul brasileiro em Los Angeles, Roberto de Oliveira Campos, afirmou, sobre o prestígio de Martha Rocha: “Uma esplêndida propaganda do Brasil nos Estados Unidos”.
* Para ele, a modelo transformou a cara do País no exterior.
* “Estou inclinado a aceitar a teoria dos que pretendem que o coração do Brasil está na Bahia”, defendeu.
* No dia 28 de julho de 1954, Martha Rocha mandou um recado especial aos leitores do jornal “O Estado de S. Paulo”: – Sinto-me imensamente feliz pelo título obtido.
*Não fui eu quem o ganhou, mas a beleza da mulher brasileira que tentei representar”.
* De volta ao Brasil, o sucesso de Martha foi fulminante.
* Seu nome batizou um bolo, inspirou um modelo carro – com duas polegadas de distância entre os eixos – e foi recebida como grande musa brasileira com marchinhas e festas.
* A trajetória da modelo abriu portas para o segmento no cenário internacional.
*Nas décadas seguintes, o Brasil conquistaria bons lugares no Miss Universo: a primeira foi Ieda Maria Vargas, em 1963, Miss Mundo e Miss Beleza Internacional.
* Vale lembrar que há 67 anos passados, o honroso segundo lugar de Martha Rocha, teve uma grande euforia para os brasileiros.
* O concurso Miss Universo poderia ser na época comparado às emoções de uma Copa do Mundo.
* A coluna rende homenagens a esta brasileira que ganhou inúmeros títulos de Cidadania inclusive o de Volta-redondense, do qual ela muito se orgulhou, e as ótimas lembranças que teve da cidade que amou e fez inúmeras amizades.


https://diariodovale.com.br/colunas/divina-musa/


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: