Ex-miss Costa Rica também denuncia ex-presidente Óscar Arias

08/02/2019

http://www.missnews.com.br/historia/ex-miss-costa-rica-tambem-denuncia-ex-presidente-oscar-arias/

438    0

A ex-miss afirmou que tentou formalizar a denúncia, mas três advogados se negaram a acompanhá-la e sugeriram que ela não fosse aos tribunais


EFE INTERNACIONAL por EFE 08/02/2019 - 14h52

Jeffrey Arguedas/EFE - 23.1.2019


Uma ex-miss da Costa Rica abriu na Justiça um processo por abuso sexual contra o ex-presidente e prêmio Nobel da Paz Óscar Arias, sendo a segunda mulher a procurar o Ministério Público para denunciar o político por um caso parecido só nesta semana.


O caso dela, que não teve a identidade revelada, foi publicado nesta sexta-feira pelo portal "Ameliarueda.com", que indicou que a denúncia foi apresentada ontem. Conforme o relato, ela foi convidada por Arias, em 2015, para pegar um livro na casa dele.


"Ele entrou na minha frente, cruzou a porta que estava fechada, eu sou mais alta, no entanto, ele agarrou a minha cabeça, eu estava com o cabelo solto, me agarrou, me puxou para perto do seu corpo, então com uma das mãos tocou os meus seios por cima da roupa e me beijou contra a minha vontade", contou a modelo.


A ex-miss disse ter ficado em "em choque" porque "não esperava algo assim de uma pessoa tão conhecida" e que ela "admirava muito". No mesmo ano, tentou formalizar a denúncia, mas três advogados se negaram a acompanhá-la e sugeriram que ela não fosse aos tribunais. Nesta semana, segundo disse, reuniu forças após ver que, no último dia 4, uma mulher também denunciou o Nobel da Paz por abuso sexual.


"Quando vi o que aconteceu com a nova garota e o movimento MeToo, achei que tinha que me fortalecer, porque vi que o assunto era habitual nele. Procurei dois advogados e eles me disseram que não me ajudariam, mas consegui encontrar um que resolveu me ajudar e me acompanhar hoje (quinta-feira) para apresentar a queixa", comentou a mulher ao "Ameliarueda.com".


A denúncia mencionada foi a feita por Alexandra Arce von Herold. O caso teria acontecido em dezembro de 2014, durante uma reunião na qual ela buscava apoio para a sua causa antinuclear. Depois de Alexandra, várias mulheres começaram a contar que foram vítimas de abuso sexual por parte do ex-presidente na imprensa e nas redes sociais.


As jornalistas Nono Antillón e Emma Daly disseram que Arias cometeu abusos sexuais contra elas em 1986 e 1990, respectivamente. Os jornais costarriquenhos também publicaram o testemunho de Marta Araya, editora do livro de Arias e que afirmou que, em 2012, o político a assediou oferecendo massagens. Outra denunciante é a jornalista da revista "Perfil" Mónica Morales, que publicou na quarta-feira que o ex-governante a fez passar por "um momento incômodo" durante uma entrevista, em 2013, quando o político sugeriu que ela sentasse em seu colo.


Arias, de 78 anos, se limitou a enviar, na terça-feira através de sua equipe jurídica, um comunicado negando a acusação e anunciando que não falaria mais ao assunto. Sobre as outras denúncias ele ainda não se pronunciou. O Partido Libertação Nacional (PLN), com o qual Arias chegou ao poder, anunciou ontem que o político decidiu se desvincular das atividades do grupo enquanto enfrenta as acusações.


Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe


https://noticias.r7.com/internacional/ex-miss-costa-rica-tambem-denuncia-ex-presidente-oscar-arias-08022019


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: