Exposição no DF conta a trajetória do autor da foto mais famosa de JK; veja programação

12/01/2019

http://www.missnews.com.br/historia/exposicao-no-df-conta-a-trajetoria-do-autor-da-foto-mais-famosa-de-jk-veja-programacao/

577    0

Gervásio Baptista eternizou aceno de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília. Mostra está em cartaz na galeria Olho de Águia, em Taguatinga.


Por Marília Marques, G1 DF  12/01/2019 13h15 


Conhecido como o "fotógrafo dos presidentes", Gervásio Baptista ganhou uma exposição no Distrito Federal em homenagem a sua trajetória de mais de meio século. Aos 96 anos, o artista é lembrado por ter eternizado o aceno de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília.


A mostra reúne as principais imagens feitas pelo fotojornalista aposentado, dono da credencial número 001 do Palácio do Planalto. A exposição está em cartaz na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga, até 30 de janeiro. A entrada é gratuita.



Gervásio Baptista aos 96 anos — Foto: TV Globo/Reprodução


Trajetória
Natural de Salvador (BA), Baptista tem um currículo expressivo. Ele esteve em sete Copas do Mundo, 16 concursos de Miss Universo, presenciou a Revolução Cubana, a Revolução dos Cravos, em Portugal, acompanhou a queda do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón e registrou a Guerra do Vietnã.


Na década de 1950, o fotógrafo registrou a construção da capital do país, e clicou momentos da ditadura militar brasileira. "Gervásio é uma lenda viva", afirma o curador da exposição, Ivaldo Cavalcante.


"É importante que a gente preste esta homenagem ainda em vida. Ele foi um dos transformadores da atividade no Brasil, sempre muito ético, fez do seu trabalho um legado."



Guerra no Vietnã — Foto: Gervásio Baptista/Reprodução


Obras icônicas
Entre as obras mais marcantes, a exposição traz imagens históricas como a última foto do ex-presidente Tancredo Neves (veja acima) vestindo um roupão no Hospital de Base de Brasília.


Em entrevista concedida ao G1, em 2016, Baptista contou que após conseguir o registro, pediu que o então presidente se aproximasse da janela para que os colegas também pudessem fotografá-lo.


"Ele me disse: 'não, hoje fotografou você. No sábado, eles fazem o que quiserem'. Mas isso não foi possível. Ele teve uma recaída, foi para São Paulo e fez a 'passagem'."


Já sobre a imagem icônica de JK acenando com a cartola, "entregando" a cidade à população, Baptista afirmou que fez a foto quando abordou o então presidente em meio à multidão, na subida da rampa do Congresso Nacional. A situação foi durante a inauguração de Brasília.



Fotos de Gervário Baptista em exposição na galeria Olho de Águia, em Taguatinga — Foto: TV Globo/Reprodução


A ideia do aceno com a cartola, como uma entrega da cidade aos brasileiros, foi do fotógrafo, "para uma foto exclusiva", lembra. "Logo em seguida disse 'desmancha'. E ele: 'desmancha o quê?'. Respondi: 'a foto, para os outros não fazerem'."


"Juscelino era malandro [no bom sentido]. Apenas um sujeito simples. Dono da verdade, porque não mentia. Prometeu algumas coisas a muita gente e cumpriu", afirmou.



Primeira selfie do fotógrafo Gervásio Baptista,em 2016, que registrou a imagem mais famosa da inauguração de Brasília — Foto: Gervásio Baptista/Arquivo Pessoal


Programe-se


Exposição Gervásio Baptista


Data: até 30 de janeiro
Hora: de terça a sábado, das 18h à 00h
Local: galeria Olho de Águia – CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12, Taguatinga Norte
Entrada gratuita


https://g1.globo.com/df/distrito-federal/o-que-fazer-no-distrito-federal/noticia/2019/01/12/exposicao-no-df-conta-a-trajetoria-do-autor-da-foto-mais-famosa-de-jk-veja-programacao.ghtml


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: