Mãe de miss que morreu durante retirada de tumor pede justiça em processo contra agressor da filha; acusado fala em 'arrependimento'

17/11/2021

http://www.missnews.com.br/historia/mae-de-miss-que-morreu-durante-retirada-de-tumor-pede-justica-em-processo-contra-agressor-da-filha-acusado-fala-em-arrependimento/

425    0

Morte de Vanessa Lays não tem relação com processo de agressão, mas a mãe dela, Weslândia Soares, de 40 anos, pede, em memória da filha, que Justiça decida ação que tramita há quase dois anos no Tribunal de Justiça de Roraima.


Por Caíque Rodrigues, g1 RR — Boa Vista 17/11/2021 07h16


Mãe de miss Rorainópolis pede celeridade no julgamento do agressor da filha — Foto: Arquivo Pessoal


"O sonho da minha filha era ver ele pagando pelo que fez", afirma a pedagoga Weslândia Soares, de 40 anos, mãe da miss Vanessa Lays Soares, que morreu aos 21 anos durante uma cirurgia de emergência em Boa Vista. A declaração da mãe se refere a um processo que corre na Justiça em que o ex-namorado da jovem é acusado de agredi-la. A morte dela não teve relação com as agressões, mas a mãe quer um desfecho em memória da filha.


Vanessa Lays, como era conhecida, era Miss Roraima Teen 2018, e foi, por duas vezes, Miss Rorainópolis, cidade no interior de Roraima (em 2020 e em 2016). Ela morreu em agosto deste ano no Hospital Geral de Roraima (HGR) durante uma cirurgia para retirar um tumor do abdômen.


A mãe conta que a filha se relacionou por um ano com o músico José Victor da Silva, conhecido como Zé Victor, de 20 anos, e, em 2019 se separaram porque ele a agrediu e a ameaçou. Na época, a miss denunciou o jovem e em julho de 2020 ele se tornou réu. A ação, no entanto, em nada tem a ver com os problemas de saúde que resultaram na morte da Miss.


Weslândia considera que ação criminal, que tramita na 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, desde dezembro de 2019 - há quase dois anos, não teve desfecho "apropriado". Ela cobra celeridade à Justiça para que o ex-namorado da filha "pague pelas agressões".


"Quero justiça. Justiça essa a qual o juiz determinar, já que ele não vai ser preso, porque se no ato não foi, imagine depois de quase dois anos. Espero em Deus que esse crime não prescreva", disse a mãe.



Vanessa Lays Soares Aguiar, de 21 anos, era estudante de enfermagem — Foto: Reprodução/Instagram vanessalayss


"Quero que ele pague, para as pessoas saberem que ele está pagando algo que ele fez com a minha filha. Ele batia nela com pau, quebrou o celular dela, a moto, quebrou o apartamento todo dela. Ele tocava o terror e ela sofria calada, mas tudo foi registrado e tenho como provar. Quando ela ia trabalhar, ela só usava roupa comprida porque ela estava toda roxa e acho que tinha vergonha de falar o que foi, ou alguém ver e perguntar", acrescentou Weslândia.


Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) informou que o processo "tramita de forma regular e encontra-se concluso para sentença", mas, não divulgou se há alguma previsão para que haja decisão acerca do caso.


Já a defesa de Zé Victor informou que "todos os fatos envolvendo a situação em si já foram devidamente apurados pelas autoridades competentes" e que, após cumprido todos os trâmites legais, o músico aguarda decisão judicial. Ao g1, o acusado firmou que sempre esteve à disposição e se disse "arrependido" nas redes sociais.


Vanessa registrou as agressões que sofria



Conversas mostram comportamento agressivo contra Vanessa Lays — Foto: Arquivo Pessoal


Weslândia relembra que não chegou a ter uma relação próxima com o músico no período em que ele namorou com Vanessa Lays. A pedagoga relata que soube que a filha era agredida depois que vizinhos -- que também era amigos da miss -- presenciaram uma das agressões.


Vanessa Lays morava em um apartamento em Boa Vista porque cursava faculdade de enfermagem em uma faculdade particular. Foi neste imóvel que a mãe Weslândia conheceu Zé Victor.


"Um dia eu cheguei lá e ele estava. Coração de mãe ninguém engana. Quando eu vi ele pela primeira vez, pedi para que ela o mandasse embora. Ela falou para mim que estava conhecendo ele, mas eu nunca fui com a cara dele. A gente sempre discutia em relação a ele. E aí eles começaram a namorar. Ela ia lá para casa e levava ele, eu, como mãe, só apoiava, mas eu nunca gostei dele", relata Weslândia.


Após os vizinhos presenciarem a agressão e contarem para Weslândia, a filha mostrou para a mãe as provas que guardava no próprio celular. Esse material foi levado à Justiça e consta como prova do que aconteceu.


"Os vizinhos viram uma das agressões, aí foi quando veio tudo a tona e ela me contou. Aí ela veio me mostrar as mensagens, porque todas as mensagens de quando ele agredia e ameaçava ela, ela guardava. Ela printava e guardava para ele não apagar. Depois, ela me mostrou as fotos, as mensagens, os áudios, tudo, tudo, tudo dentro desta relação abusiva".


"Ela não podia discutir, não podia olhar pra ninguém, não podia falar com ninguém pois ele a agredia. Ela vivia roxa. Ela dizia que ela se batia em algum lugar, sempre tinha uma desculpa porque ele ameaçava de morte se ela contasse para alguém", afirma a mãe.


A defesa de Zé Victor afirma que ele "reconheceu seus erros com relação aos fatos que ensejaram um processo criminal contra si, dispensou suas testemunhas, falou diretamente ao Juízo e se colocou à disposição da Justiça para todos os atos processuais", acrescentando que ele se "solidariza com todos que nutrem um carinho por Vanessa".


O g1 teve acesso a uma das mensagens que o acusado enviou para Vanessa. No texto, ele diz estar "com muita raiva" da jovem e afirma "tu não vai me dar um fora".


Weslandia conta que Vanessa registrava em fotos todas as agressões sofridas. A filha costumava esconder os hematomas com roupas largas para que ninguém visse a real situação.


Em uma rede social, o músico se pronunciou acerca de publicações feitas por Weslândia, onde se disse perseguido.


"Se passaram quase dois anos embaixo de perseguição da família, postagens e exposições na internet.Muitas mensagens maldosas que me prejudicaram muito e nuca fiz nada, sabe porque? Eu sei que estou errado", disse ele.



Nas redes sociais, Zé Victor se pronunciou sobre as alegações da mãe de Vanessa — Foto: Reprodução/Instagram


Filha também queria Justiça, afirma a mãe


Weslândia conta que Vanessa, depois que relatou a ela as agressões, sempre esteve disposta a procurar a Justiça para que o ex-namorado "pagasse pelo que fez". Ela conta que a morte da miss aconteceu poucos dias após a primeira audiência sobre o caso.


"Quando veio à tona, ela me disse ‘mamãe, vamos colocar ele na cadeia?’. Fizemos de tudo. Fomos na delegacia especializada. Ela se humilhava mandando mensagem pra o Tribunal de Justiça e nada foi feito. E aí, veio uma audiência. Na primeira audiência a menina ficou tão feliz. Ela disse ‘mãe, agora ele vai pagar nem que seja um serviço comunitário, mas ele vai pagar’. Ela dizia também ‘ele se dá como vítima mas ele não é vítima, a vítima sou eu’. Veio a primeira audiência e aí uma semana depois ela veio a falecer. Nunca tive retorno da Justiça".


Nas redes sociais, à época da audiência, Vanessa chegou a comemorar e comentar sobre o processo envolvendo as agressões sofridas. Em sua conta no Twitter, a miss relatou a dificuldade em "reviver tudo" para a audiência. A mãe guarda até hoje o print do post feito pela filha.



Vanessa Lays falou sobre em suas redes sociais — Foto: Reprodução/Twitter


A mãe afirma sentir revolta e que o sentimento é de impunidade. "Confio na justiça do homem, mas isso me revolta. Ele tocava o terror com a minha filha e segue sem pagar por isso. Até quando?".


Morte de Vanessa Lays



Vanessa Lays foi miss Rorainópolis 2020 — Foto: Reprodução/Instagram vanessalayss


Vanessa Lays morreu na madrugada do dia 4 de agosto no Hospital Geral de Roraima (HGR) durante uma cirurgia de emergência para retirar um tumor do abdômen, próximo ao fígado, segundo informou uma prima. À época ela estava em casa quando passou mal repentinamente.


Ao da entrada no hospital, ela estava com um "quadro gravíssimo de hipotensão e hemorragia ocasionada por tumoração abdominal", conforme a Secretaria de Saúde. Após passar por avaliação médica, Vanessa Lays foi encaminhada de forma emergencial para o Centro Cirúrgico do Hospital.


"Apesar de todo o empenho da equipe médica, a jovem não resistiu e veio a óbito na madrugada de quarta-feira", informou a secretaria.


A prima relatou que Vanessa sentiu fortes dores abdominais na noite do dia 3 de agosto e procurou atendimento no Pronto Atendimento Cosme e Silva, na zona Oeste da cidade.


De lá, a miss foi transferida para o HGR, onde continuou a reclamar de muitas dores. Segundo a prima, foram feitos alguns exames e foi descoberto um tumor próximo ao fígado. A jovem passou por um procedimento cirúrgico, porém, sofreu hemorragia e não resistiu.


Ao g1, o irmão e amigos se despediram de Vanessa com mensagens de carinho e afeto pela miss.


"Sempre foi uma menina admirável, amável, cativa, amiga. Linda por dentro e fora. Ela se foi, mas está guardada em meu coração. 'Eu te amo mil milhões!' uma frase do último filme que assisti com ela, um dia antes de tudo acontecer. Faz muito mais sentido para mim agora!", se despede o irmão, Matheus Soares.



A jovem não resistiu e morreu na madrugada desta quarta-feira (4) — Foto: Reprodução/Instagram vanessalayss


https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/11/17/mae-de-miss-que-morreu-durante-retirada-de-tumor-pede-justica-em-processo-contra-agressor-da-filha-acusado-fala-em-arrependimento.ghtml


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: