Maioria dos deputados novatos na Aleam tem parentes políticos no AM

31/12/2022

http://www.missnews.com.br/historia/maioria-dos-deputados-novatos-na-aleam-tem-parentes-politicos-no-am/

117    0

Sete, dos dez estreantes, têm parentesco com figuras já conhecidas na política amazonense


LUANA GOES – PORTAL AM1 Publicado em 31/12/2022 09:25


Aleam terá dez deputados estaduais estreantes (Foto: Divulgação/montagem)


MANAUS – Dos 24 deputados estaduais que irão cumprir quatro anos de mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), 10 vão exercer a função pela primeira vez. Sete deles têm parentesco com figuras já conhecidas na política amazonense.


O Portal AM1 fez um perfil de todos os novos deputados estaduais para que o eleitor conheça ou relembre um pouco mais sobre os eleitos.


George Augusto Monteiro Lins de Albuquerque, 40 anos, é médico urologista e cirurgião-geral. Ele filho do deputado estadual Belarmino Lins (PP) e sobrinho do deputado federal Átila Lins (PSD). Foi eleito com cerca de 44.520 mil votos para exercer seu primeiro mandato como deputado estadual pelo União Brasil, mesmo partido do atual governador Wilson Lima.


O médico lançou propostas para a área de saúde: “Sou municipalista e vou lutar por mais recursos para que as prefeituras possam investir em mais educação, com projetos pedagógicos, professores valorizados e estrutura adequada, e em saúde, com UTIs no interior e mutirões de cirurgias mais frequentes!”, disse George quando estava em campanha.


Cristiano Dangelo (MDB), de 47 anos, é um empresário natural de Manacapuru, irmão de Beto Dangelo, prefeito do município. Cristiano foi eleito com aproximadamente 36.658 mil votos. Além do apoio do irmão, ele caminhou ao lado de Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) nas eleições 2022.


Enquanto candidato focou sua campanha na cidade de Manacapuru e na zona rural do município, com propostas para o desenvolvimento do interior do estado, educação pública acessível e inclusiva além de incentivo a cultura, agropecuária e agroindústria.


Daniel Djudá Pereira de Almeida (Avante), de 50 anos, foi eleito deputado estadual pelo Avante com 35.755 mil votos. Ele é irmão do prefeito de Manaus, David Almeida, também presidente estadual do Avante. Daniel apresentou propostas para segurança pública, esporte, educação, saúde, emprego e renda.



Daniel Almeida, Mayra Dias e Wanderley Monteiro do Avante (Foto: Reprodução/Instagram)


A segunda e mais votada entre as mulheres em primeiro mandato é Mayra Dias (Avante), 31 anos, ex-miss Brasil (2018) e atual primeira-dama de Parintins. Mayra alcançou 34.563 mil votos com foco de campanha no município de Parintins com o auxílio do marido, o prrefeito Bi Garcia (PSDB). Suas propostas são voltadas para políticas públicas que ajudem as mulheres.


Wanderley Monteiro (Avante), 30 anos, foi eleito em 2020 vereador pela cidade de Manaus, conseguindo se eleger pela primeira vez como deputado estadual com 17.787 mil votos. Monteiro integrava a base do prefeito Dabid Almeida na CMM.


Débora Salgueiro de Menezes (PL), 28 anos, é filha do ex-superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes (PL), padrinho de casamento do presidente Jair Bolsonaro, que disputou o Senado neste ano. Débora foi eleita 32.406 mil votos pelo PL e vai para seu primeiro mandato como deputada aliada ao governo de Wilson Lima.


Dan Câmara (PSC), conhecido como Comandante Dan, 57 anos, natural de Rio Branco no Acre, é irmão do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e já foi comandante geral da Polícia Militar do Amazonas. Ele foi eleito com 21.770 mil votos, tendo forte apoio de evangélicos. Ele diz defender as bandeiras da família, justiça, cidadania e princípios bíblicos.


Ednailson Leite Rozenha, 46 anos, é um empresário rondoniense eleito pelo Partido Da Mulher Brasileira (PMB) com 20.876 mil votos. Rozenha já foi vereador em Manaus também foi eleito, neste ano, presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF).


Mário César Filho, 34 anos, natural de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, é um jornalista e apresentador de TV, eleito com 22.309 mil votos em seu primeiro mandato como deputado estadual pelo União Brasil, que vem com uma bancada forte por eleger 3 novos deputados somados aos 3 deputados reeleitos. Mário Cesar garante que irá lutar por pautas como: educação, esporte, saúde e segurança.


Thiago Abrahim é um advogado de 30 anos, filiado ao União Brasil, filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC). Thiago foi eleito com 31.731 mil votos. Abrahim foco sua campanha no interior do estado ao lado do amigo, o deputado Adail Filho (Republicanos), que foi eleito deputado federal. Ambos já são alvo de um pedido de casação do Ministério Público Eleitoral (MPE).


Maiores bancadas


Os partidos União Brasil e Avante conseguiram eleger três novos deputados para ocupar uma cadeira na Aleam formam as maiores bancaas na Casa. O cenário favorece o governador Wilson Lima que teve sua oposição enfraquecida. Mais de 60% da bancada legislativa é aliada direta ou indiretamente ao seu governo.


https://amazonas1.com.br/maioria-dos-deputados-novatos-na-aleam-tem-parentes-politicos-no-am/

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: