Miss Ilhéus é encontrada morta no apartamento do noivo em BH

06/05/2019

http://www.missnews.com.br/historia/miss-ilheus-e-encontrada-morta-no-apartamento-do-noivo-em-bh/

746    0

Jovem de 27 anos vinha lutando contra a depressão e teve uma discussão com o noivo horas antes de ser encontrada morta; suicídio é apontado como a causa, mas inquérito policial foi instaurado


Por MARIANA NOGUEIRA  06/05/19 - 18h14


De acordo com o missólogo Ricardo Mello, jovem, que cursou faculdade de medicina, travava luta contra depressãoNa foto: Gabriela ViegasCredito: Reproducao Instagram6.5.2019


Em todo o Brasil, o índice de suicídio entre mulheres de 15 a 29 anos está em 2,4 por 100 mil habitantes no país, segundo estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com dados de 2006 a 2015. Na maior parte das vezes, o suicídio é procedido da depressão. A doença pode ter sido a causa da morte da miss Ilhéus 2018, Gabriela Alexandra Mendes Viegas Moreira, 27, encontrada morta dentro do apartamento do noivo no bairro Nova Suíça, na região Oeste de Belo Horizonte, na última sexta-feira (3). Ela foi enterrada na tarde desta segunda-feira (6), na Bahia.


De maneira geral, em todo o mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas por ano, sendo a segunda maior causa de morte no planeta entre pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – a primeira é a violência. Estudante de medicina e noiva há um ano, Gabriela veio de surpresa da Bahia para visitar o noivo, de 26 anos. Segundo a Polícia Militar, ao se encontrarem, ele teria pedido um tempo no relacionamento para que ela tratasse a doença.


A PM informou que a miss cometeu suicídio dentro do quarto do noivo. À PM, o jovem, que é personal trainer, contou que após pedir um tempo na relação, eles teriam iniciado uma discussão, segundo ele, por motivos fúteis. O personal trainer disse ter saído para dar uma aula no bairro Belvedere, na região Centro-Sul da capital, às 20h40. Quando retornou, por volta das 23h10, encontrou Gabriela sem vida.


O noivo da miss contou ainda a deitou no chão da cozinha e começou a fazer massagem cardíaca. Vendo que Gabriela não respondia aos primeiros socorros, ele desceu do prédio, em direção a garagem, pedindo ajuda aos vizinhos. No local, ele voltou a fazer massagens cardíacas. Um dos moradores chamou a polícia, que encontrou o noivo tentando reanimar a estudante de medicina.


O Samu foi até ao local, mas a miss já estava sem vida. A Polícia Civil informou que instaurou inquérito sobre o caso e que vai investigar as circunstâncias da morte. O laudo da perícia deve ficar pronto nos próximos 30 dias. O corpo da miss foi retirado do Instituto Médico Legal (IML) no último sábado (4) e, segundo publicação de amigos nas redes sociais, o sepultamento estaria marcado para esta segunda-feira (6). A reportagem procurou familiares de Gabriela pelas redes sociais, mas ainda não foi respondida. O noivo dela também foi procurado, mas não respondeu às solicitações.


Pelas redes sociais, amigos e parentes publicaram homenagens à Gabriela. Um deles relembrou uma postagem da miss de abril do ano passado, quando venceu o concurso em Ilhéus. Nela, Gabriela escreveu: “Estamos na vida de passagem, mas nada nos impede de passar desfilando”.


No perfil da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb), colegas lamentaram a falta que a jovem fará: “Tão admirável e tão amada que deixará uma saudade incalculável e irreparável”, disse a publicação.


Suicídio. Os 800 mil casos de suicídios aos ano, para a OMS, devem ser maiores, já que há indícios de subnotificação – para cada registro oficial, existem pelo menos quatro tentativas não registradas. Segundo a OMS, as tentativas devem ser cerca de 20 vezes mais frequentes do que o ato consumado. A situação é tão grave que a entidade determinou, como um imperativo global, a redução das taxas de suicídio em 10% até 2020.


Mas, mesmo que tantos dados nos levem a crer que estamos diante de um evidente problema de saúde pública, o tema permanece cercado de tabus e preconceitos – inclusive, entre profissionais da saúde.


Em todo o mundo, médicos têm alertado: encarar a depressão como uma doença que precisa ser tratada é um passo importante. Buscar ajuda e conversar com alguém sobre é crucial. Não passe por isso sozinho.



Buscando ajuda


CVV. O Centro de Valorização da Vida promove apoio emocional e de prevenção do suicídio, com atendimento gratuito e sob sigilo a todos que querem e precisam conversar. Telefone 188, email e chat 24 horas todos os dias.


Clínica Social de Psicoterapia. Atendimento clínico a preços populares. Av. Álvares Cabral, 1134, Lourdes, (31) 3291-4527. De seg. a sex., de 8h às 12h e 13h às 18h.


Raps. Rede de Atendimentos Psicológicos Sociais. Retorna contato após cadastro no site sapientiacordis.org/raps


Instituto Mineiro de Gestalt-Terapia. Atendimento clínico social, a preços acessíveis. R. Padre Severino, 103, São Pedro, (31) 99311-0365. De seg. a sex., das 8h às 21h.


SPA. O Serviço de Psicologia Aplicada é uma clínica-escola da UFMG com atendimentos acessíveis à população. Contato: (31) 3409-5070, spa@fafich.ufmg.br.


https://www.otempo.com.br/cidades/miss-ilh%C3%A9us-%C3%A9-encontrada-morta-no-apartamento-do-noivo-em-bh-1.2177842


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: