Moro define Maria Hilda Marsiaj Pinto como secretária nacional de Justiça

18/12/2018

http://www.missnews.com.br/historia/moro-define-maria-hilda-marsiaj-pinto-como-secretaria-nacional-de-justica/

1379    0

Gaúcha, subprocuradora-geral da República atuou em força-tarefa da Lava-Jato no STJ


17/12/2018 - 16h08min


Atualizada em 17/12/2018 - 17h22min


GAÚCHAZH


AGÊNCIA BRASIL



Maria Hilda Marsiaj Pinto trabalha no Ministério Público Federal e atuou na força-tarefa da Lava-Jato no STJ

O futuro ministro da Justiça Sergio Moro anunciou, na tarde desta segunda-feira (17), a subprocuradora-geral da República Maria Hilda Marsiaj Pinto como secretária nacional de Justiça no governo de Jair Bolsonaro.


Maria Hilda é gaúcha, trabalhou na Procuradoria Regional da República da 4ª Região (localizada em Porto Alegre), atuou na força-tarefa da Lava-Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na demarcação de terras indígenas de Passo Grande do Rio Forquilha, localizada nos municípios de Cacique Doble e Sananduva, e Votouro-Kandoia, que se estende pelos municípios de Faxinalzinho e Benjamin Constant do Sul.


— É uma pessoa absolutamente preparada e vem a somar — afirmou Moro, que também destacou que a indicada tem "independência, integridade e eficiência" para a função.


No âmbito na Senajus, estão órgãos como Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica (DRCI), a área que trata de imigrações, e o Departamento de Políticas do Judiciário, que orienta o presidente da República nas nomeações de magistrados para os tribunais federais e superiores.


Sergio Moro também informou que a coordenação que trata dos registros sindicais será vinculada à Senajus no próximo governo.


— Foi transferida essa coordenação de registro sindical, a pedido do governo que foi eleito, com a expectativa de reduzir problemas de corrupção nessa área, que tem sido verificada nos últimos anos — afirmou.


Combate à corrupção
Entre as áreas que ficarão sob o comando da gaúcha, está a Coordenação de Registro Sindical, órgão atualmente vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foco de investigações da Polícia Federal por indícios de corrupção.


De acordo com o Ministério Público Federal, o setor virou “balcão de negócios” dentro da pasta, que será extinta no governo Bolsonaro, com suas funções divididas em diversos setores do Executivo.


As investigações foram iniciadas com a Operação Registro Espúrio, que apura desvios de R$ 12,9 milhões no MTE, que chegou à quinta fase na última semana. De acordo com o MPF, uma organização criminosa atuava dentro na pasta à frente de fraudes e desvios relacionados a registros sindicais.


Segundo o MPF, o esquema funcionava em cinco núcleos, quatro dos quais foram objeto da denúncia: administrativo, político, sindical e captador.


As negociações, de acordo com a denúncia, consistiam na cobrança de vantagens indevidas - como o pagamento a servidores públicos, apoio, financiamento e votos aos partidos/agentes políticos - em troca da concessão fraudulenta de registro sindical. De acordo com a procuradoria, representantes de entidades sindicais ingressaram no esquema fraudulento para bular a burocracia da Secretaria de Relação do Trabalho (SRT).


Ela também ficará responsável pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), com forte atuação contra a corrupção, além do Departamento de Migrações, que acompanhará a entrada de venezuelanos no Brasil através de Roraima.


https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/12/moro-define-maria-hilda-marsiaj-pinto-como-secretaria-nacional-de-justica-cjpsoz3dg0lwm01pi9j8ez0gf.html


P.S. Miss News: em 1977 Maria Hilda foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul derrotando 66 candidatas. Ela representou o Juventude Atlético Clube, de Uruguaiana.

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: