Quais seriam os segredos guardados sob o monumento à gaúcha Miss Universo de 1930?

09/05/2019

http://www.missnews.com.br/historia/quais-seriam-os-segredos-guardados-sob-o-monumento-a-gaucha-miss-universo-de-1930/

763    0

Capsula do tempo foi descoberta na terça-feira (7), na Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas


09/05/2019 - 13h43min


RICARDO CHAVES


Ramão Barros / Almanaque de Pelotas 1932
Inauguração do monumento a Yolanda Pereira, em 8 de novembro de 1931. À direita da coluna, Yolanda. No lado oposto, a pianista Guiomar Novaes
Ramão Barros / Almanaque de Pelotas 1932


Em abril de 2018, o pesquisador Guilherme Pinto de Almeida produziu um documento propondo a abertura de uma cápsula do tempo (e a musealização do seu conteúdo) que, por pesquisas dele, afirmava estar enterrada sob o monumento erigido em homenagem à pelotense Yolanda Pereira (1910-2001), Miss Universo de 1930, e inaugurado em 8 de novembro de 1931.



Postais com o rosto da Miss Universo de 1930, Yolanda Pereira
Acervo de Eduardo Arriada


Algum tempo atrás, esse dossiê foi entregue à Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, pedindo que fosse feita a escavação, aproveitando as obras de revitalização que estão em andamento na Praça Cel. Pedro Osório. Na última terça-feira, finalmente, 88 anos depois, a caixa de metal foi encontrada embaixo da coluna que celebra a conquista da bela gaúcha.


Retirada com todo o cuidado para que não houvesse nenhum dano, ela será devidamente higienizada com a cautela que assegure ao máximo a preservação do seu conteúdo. A expectativa é de que a umidade e o longo tempo não tenham danificado nada, embora essa seja uma possibilidade. A urna, que, segundo a imprensa da época, deveria ser resgatada dentro de 50 anos, acabou sendo esquecida e só deve ser aberta na semana que vem. Aí sim, saberemos em detalhes o legado deixado para os pósteros. Depois de oficialmente entregue à prefeita, Paula Mascarenhas, a cápsula do tempo foi encaminhada aos técnicos para limpeza e avaliação do melhor momento para a abertura.


A colocação da pedra fundamental do monumento foi realizada em 16 de outubro de 1931, data do aniversário de 21 anos da beldade homenageada, às 17h, quando reuniram-se na praça autoridades e populares em torno de Yolanda. A solenidade foi aberta por um dos membros da comissão organizadora, M. Vieira Monteiro. A seguir, foi passada a palavra a Aristides Bittencourt, representante do subprefeito em exercício, que convidou a senhorinha Constancinha Pinto Pereira da Silva para leitura da ata de fundação.


O Almanaque de Pelotas registrou que: “Lida a ata, que recebeu inúmeras assinaturas, foi ela encerrada numa artística caixinha de ferro, esmaltada de azul e ouro, presa à chave uma fita com as cores gaúchas — oferta da ‘Fundição e Mecânica’, de Santos, Sica & Cia., urna em que também ficaram depositados: um excelente retrato do Stadium Inches, da Miss, com autógrafos, clichês das moedas de prata que o Ministro da Fazenda, Dr. José Maria Whitaker, mandou cunhar, com a efígie de Miss Universo 1930, representando a Segunda República; números do ‘O Libertador’, Diário Popular’, ‘Correio Mercantil’, ‘Opinião Pública’, ‘A Luz’, Diário de Notícias’, ‘A Noite’, que se ocupam de Yolanda Pereira, em sua campanha de Miss, e um exemplar do ‘Almanaque de Pelotas’, que traz um magnífico resumo dessa campanha”. (Paradeda, 1932, p. 107).



https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2019/05/quais-seriam-os-segredos-guardados-sob-o-monumento-a-gaucha-miss-universo-de-1930-cjvgvctu802gq01pegxsvdmgq.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: