Raio X mostra interior da cápsula do tempo de 88 anos encontrada em Pelotas

10/05/2019

http://www.missnews.com.br/historia/raio-x-mostra-interior-da-capsula-do-tempo-de-88-anos-encontrada-em-pelotas/

921    0

Pesquisadores viram nesta sexta-feira interior de objeto localizado durante reforma no paisagismo da Praça Coronel Pedro Osório


10/05/2019 - 18h24min


GaúchaZH


Janine Tomberg / Divulgação
Pesquisadores viram o interior da cápsula nesta sexta-feira
Janine Tomberg / Divulgação


O mistério envolvendo uma cápsula do tempo descoberta nesta terça-feira (8) em Pelotas pode estar perto do fim. Pesquisadores usaram um raio X para ver o interior do objeto na tarde desta sexta-feira (10). Segundo a conservadora e restauradora Fabiane Rodrigues Moraes, que acompanhou o processo, as imagens mostraram que a cápsula está cheia de líquido.


A probabilidade é que, com as chuvas nestes 88 anos em que esteve enterrada, a caixa acabou enchendo de água, diz a pesquisadora. Ela acredita, pelas imagens, que nenhum objeto tenha se mantido inteiro dentro da cápsula.


— Tem muito líquido, não foi possível comprovar nada inteiro. Agora é partir para ver como vamos abrir a caixa — diz Fabiane.


A caixa estava próxima do monumento em homenagem à modelo pelotense Yolanda Pereira (1910-2001), que foi Miss Brasil e Miss Universo (antes de a competição tornar-se oficial) em 1930. Historiadores acreditam que o objeto foi colocado na praça em 1931, para ser aberto 50 anos depois, mas acabou esquecido. Essa informação estaria em uma ata das homenagens feitas para a miss na época.


A restauradora explica que, pelo que consta nesta ata, exemplares de jornais e uma foto autografada da modelo pelotense estavam na caixa, além de moldes de moedas, possivelmente de gesso ou cerâmica, e por isso não devem ter resistido à ação do tempo.



Janine Tomberg / Divulgação
Imagens do raio x do interior da caixa
Janine Tomberg / Divulgação


Com o procedimento desta sexta-feira, os pesquisadores conseguiram ver como funciona o mecanismo de abertura da caixa, que é uma fechadura e está com a chave. Agora uma das alternativas é recorrer a um chaveiro especializado em cofres antigos, mas ainda não sabem em qual data a caixa deve ser aberta e se o método irá funcionar.


Mas independentemente do conteúdo da caixa, Fabiane defende a importância da descoberta.


— Tem que valorizar a história dela (da modelo), como miss, e valorizar o resgate à história da caixa — afirma a restauradora.


A caixa foi encontrada em meio às obras de revitalização da Praça Coronel Pedro Osório, no Centro. O objeto, segundo pesquisadores, estava enterrado há 88 anos.



Janine Tomberg / Divulgação
Cápsula do tempo pesa em torno de 10 quilos
Janine Tomberg / Divulgação


Em 2012, ano do bicentenário de Pelotas, o pesquisador Guilherme Pinto da Almeida citou no livro Almanaque do Bicentenário de Pelotas a possível existência da cápsula. Ele fundamentou a pesquisa ao encontrar a ata da época em que ela foi enterrada.


https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2019/05/raio-x-mostra-interior-da-capsula-do-tempo-de-88-anos-encontrada-em-pelotas-cjviinfyf033a01pe2jpoysm2.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: