Yolanda Pereira, 100 anos de nossa eterna Miss Universo

20/06/2010

http://www.missnews.com.br/historia/yolanda-pereira-100-anos-de-nossa-eterna-miss-universo/

1114    0

domingo, 20 de junho de 2010

Em 8 de setembro de 1930, o Jornal do Brasil noticiou sobre o Concurso Internacional de Beleza (leia nota), realizado pela primeira vez no Brasil - desde seu início em 1926 - país que também participava por primeira vez no concurso.


A ganhadora foi uma brasileira, Yolanda Pereira, pelotense de 19 anos. No Rio de Janeiro, desfiles e glórias para a nação. Em Pelotas, bandas de música, foguetes e hasteamento da bandeira nacional para a filha emérita. A Princesa do Sul estava no início de sua decadência econômica mas não poupou festas e homenagens por esta vitória incrível.



Segundo a Wikipédia (verbetes Yolanda Pereira e Miss Universo), o evento - que dava o título de Miss Universo - chamava-se Concurso (ou Desfile) Internacional de Beleza. O atual "Miss Universo" (com esse nome desde 1952) é ainda o maior no gênero e se inspira naquela versão antiga, iniciada em 1926 e interrompida em 1935, em função da depressão nos EUA e pela Segunda Guerra Mundial.


A Miss Pelotas Yolanda Pereira também foi a primeira Miss Brasil, e a única brasileira a ganhar o título de Miss Universo naquela primeira fase do concurso. Nascida em 16 de outubro de 1910, Yolanda se definia como uma pessoa modesta, de hábitos e sentimentos religiosos arraigados. Estudou no Colégio São Francisco e estudou piano no Conservatório de Música de Pelotas.



Após cumprir os deveres impostos pelo concurso, Yolanda voltou a Pelotas, e continuou a viver, como ela declarou, "com tanta modéstia quanto permitiu a evidência em que a colocou o concurso".


A casa paterna, em que ela morou enquanto solteira, ainda existe e foi restaurada há alguns meses pelo novo dono, Antônio Carlos Niemczewski. Pai de Yolanda foi o leiloeiro Lydio Pereira, segundo informação do cronista Rubens Amador.


Poucos anos depois do concurso, em 1936, Yolanda casou-se com o brigadeiro da Aeronáutica Homero Souto de Oliveira. Radicando-se no Rio de Janeiro, o casal teve quatro filhos: Homero, Vânia, Jane e Sérgio Souto de Oliveira. Na foto da Revista Manchete, em março de 1964 (abaixo), ela aparece aos 53 anos, com a recém-casada Vânia e com Jane, de 17 anos.



Yolanda faleceu em setembro de 2001, aos 90 anos, no Rio. Cidadã Emérita de Pelotas, um monumento na praça Osório, em forma de coluna grega (esq.), recorda seu nome e sua "beleza grega" (foto tomada hoje, 20 de junho).


Em outubro de 2010, ela faria 100 anos, mas não se preveem novas homenagens. Em 2008, a vereadora Diosma Nunes propôs a denominação de uma rua para Yolanda Pereira (veja nota).



A Bibliotheca Pública Pelotense guarda, como símbolo da história da cidade, as faixas usadas por Yolanda Pereira - a primeira Miss Pelotas, a primeira Miss Rio Grande do Sul, a primeira Miss Brasil e a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo.
Em honra às mulheres pelotenses, o Quiosque de Nelson Nobre apresentou, em março de 2010, algumas reproduções de fotos de Yolanda Pereira, uma das quais é a imagem acima à direita. Homenagem parecida foi feita pelo próprio Nelson, anos antes (veja nota antiga do Diário Popular, 27-08-2003).


O Ponto de Cultura da UCPel, que preserva e digitaliza o acervo de Nelson Nobre e administra o Quiosque, também gera material audiovisual em associação com a TV UCPel. Um dos curta-metragens criados é sobre a primeira Miss Universo brasileira, e nossa eterna Miss Universo (abaixo).


http://pelotascultural.blogspot.com/2010/06/yolanda-pereira-100-anos-de-nossa.html?fbclid=IwAR12W9Ucu9J0BgEkNFPUCwW1e85jlwcZzg0QW_tPjrpbzt5hjO2GuhfqTxU


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: