Mulheres da Pan debatem o discurso de vitória da Miss Universo 2019

02/01/2020

http://www.missnews.com.br/noticias/mulheres-da-pan-debatem-o-discurso-de-vitoria-da-miss-universo-2019/

460    0

POR DANIELA CONTIN GARCIA 02/01/2020


No 20º episódio de “Mulheres da Pan”, as integrantes do programa debateram sobre a edição do Miss Universo 2019, em Atlanta, nos Estados Unidos, nesse mês de dezembro.


Com 88 candidatas, o concurso teve como vencedora a sul-africana Zozibini Tunzi que, ao receber a coroa, discursou contra o preconceito, o racismo e o machismo:


“A sociedade foi programada durante muito tempo para não ver a beleza de maneira negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que somos bonitas”.


Ela é a terceira sul-africana a levar o título e é, também, a primeira negra a vencer o concurso desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, ganhou no Brasil.


Nas redes sociais, os internautas comentaram sobre o concurso e alguns afirmaram que Tunzi não era a mulher mais bonita, mas foi escolhida por causa do politicamente correto e por se intitular feminista e ativista do movimento negro.


Mariana Brito pondera que este é um assunto muito delicado porque qualquer coisa que se fale pode ser distorcido e encarado como racismo.


A jornalista disse que de todas as 88 candidatas, ela considerava duas como as mais bonitas e que ambas eram negras.


Mariana destaca que o ativismo da vencedora pode ter influenciado no resultado:


“Talvez as outras que são negras e não ganharam, não tinham o selo de verificação do movimento negro e por isto ficaram de fora.”


Renata Barreto julga que o grande problema é a necessidade constante da “lacração”:


“Às vezes as pessoas enxergam preconceito em tudo, que os verdadeiros casos de racismo e opressão, que são coisas realmente importantes, acabam sendo deixadas de lado. Então, este caso da Miss Universo pra mim, é apenas lacração e vontade de ter identidade com o pessoal do politicamente correto.”


Ana Paula Henkel citou personalidades dos Estados Unidos e que existe preconceito de todos os lados.


“Hoje vivemos em uma sociedade que não pode falar que é feio, gorda e magra. Recentemente aquele desfile famoso da “Victoria Secret”, que mostrava aquelas modelos maravilhosas, com corpos esculturais e roupas lindas, foi cancelado porque sofreu críticas por não usar modelos gordas. Ou seja, vivemos em uma sociedade onde o “Ministério da Verdade” está instalado, nada pode ser falado que sempre terá um juiz para dar nota no seu discurso.”


Angela Sousa recriminou o termo “diversidade”. Ela acha que ninguém representa 100% o outro: “As ideias, convicções e conceitos são diferentes.”


Angela defendeu que as pessoas precisam parar de falar sobre vitimismo e começar a falar em competência.


“Aquele que mais se prepara, vai chegar no cargo ao qual almeja. Da mesma maneira acontece com o branco que não consegue chegar porque não busca ou não vai atrás. Não é correto ganhar um concurso de Miss Universo só porque representa a atualidade do que está sendo debatido. Se é um concurso de beleza, deveria ganhar a mais bonita.”


Mais temas como: racismo, diversidade e apropriação cultural foram debatidos pelas “Mulheres da Pan” neste polêmico episódio.


Confira!


https://youtu.be/AJ8mqLdXm2E


https://blog.jovempan.com.br/mulheresdapan/mulheres-da-pan-debatem-o-discurso-de-vitoria-da-miss-universo-2019/


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: