Representante do Rio no concurso de Miss é bissexual e defende candidatas trans

22/09/2021

http://www.missnews.com.br/noticias/representante-do-rio-no-concurso-de-miss-e-bissexual-e-defende-candidatas-trans/

1958    0

Alex Braga qua., 22 de setembro de 2021 5:00 AM


A cidade do Rio de Janeiro já tem sua representante na etapa estadual do concurso de Miss, que acontece no próximo sábado, dia 25. E ela tem mais do que beleza para mostrar. Aos 26 anos, Sabina Valério, nascida na Ilha do Governador, quer representar a capital contestando os rígidos padrões estéticos do tradicional concurso de beleza e levando mais pluralidade para a competição. Com 1,67cm e 57Kg, a bela orgulha-se de não se encaixar nas medidas consideradas ideais e vive a expectativa de desbancar as adversárias dos outros municípios do estado para, enfim, marcar presença no Miss Brasil, em novembro.


O concurso de miss precisa abraçar o empoderamento feminino. Acredito que as meninas e mulheres de hoje em dia estão mais seguras de si e se afastando de padrões inalcançáveis que comprometam a saúde física e mental. Muitas não se veem representadas nos concursos e não almejam o título por não enxergarem sentido no evento. É preciso uma abertura para corpos, etnias e orientações sexuais diferentes — defende a jovem, que é assumidamente bissexual.



Sabina conta que, desde muito jovem, sabia de sua orientação sexual. A “saída do armário’’, segundo ela, ocorreu da maneira mais tranquila possível por ter muitos amigos gays. O assunto diversidade sexual sempre entrava nas conversas de alguma forma. A participação de mulheres trans no concurso de miss, por exemplo, assunto que comumente gera muita polêmica, é defendida por ela.


São mulheres como eu. Daí pergunto: por que não participar? Elas também merecem ser apreciadas e aplaudidas. A inclusão é uma bandeira pela qual luto. No caso da minha bissexualidade, sinto que a representatividade tem um papel importante para a normalização de ser e amar, livre do medo. Para podermos expressar livremente quem somos, sem nos prender aos padrões heteronormativos, binários e cisgêneros, que nem sempre nos cabem — defende ela, que atualmente namora um rapaz.


A morena conta que gostou sempre de acompanhar concursos de beleza, mas era mais uma a pensar que não tinha perfil para participar. Ela seguiu a carreira de modelo fotográfica e, com o incentivo da irmã, maior entusiasta de sua candidatura, resolveu se aventurar na disputa para ser Miss Rio de Janeiro:


Os padrões são bem estreitos, e eu não queria entrar nessa “caixinha’’. Minha irmã, que é cinco anos mais velha, sempre sonhou com esses concursos e insistia para eu participar. Resolvi ceder à pressão e ganhei. Ela projetou seu sonho em mim, e isso virou o nosso sonho.


Na preparação para a etapa estadual do concurso de sábado, Sabina, que além de modelo é influenciadora digital de maquiagem, conta que segue uma rotina cotidiana de exercícios e uma dieta tranquila. Para a musa, não cabem sacrifícios que não beneficiem a saúde.


Ainda não voltei a frequentar academias desde o início da pandemia, mas tenho me exercitado muito ao ar livre, o que me dá disposição e inspiração. Na alimentação, evito os exageros que acabam me deixando indisposta. E tenho minha rotina bem completa de cuidados com a pele. Esse sempre foi o meu momento preferido do dia, um tempo de ficar comigo mesma, me curtindo.


https://br.noticias.yahoo.com/representante-rio-no-concurso-miss-080052409.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: