Um guia sobre os concursos de beleza: saiba quantos e quais são

11/08/2022

http://www.missnews.com.br/noticias/um-guia-sobre-os-concursos-de-beleza-saiba-quantos-e-quais-sao/

373    0

Atualmente há diversos concursos regionais, nacionais e internacionais espalhados pelo mundo. Conheça os seis principais do planeta


Beatriz Aquino 11/08/2022 às 16:21

Miss Universo Brasil 2022, Mia Mamede, Miss Brasil Terra 2021, a paraense Cássia Araújo e Letícia Frota, Miss Brasil Mundo, natural de Manaus. (FOTOS: Hamon Tsuji, Alle Peixoto, Reprodução/Instagram)


Recentemente, duas amazonenses se deram muito bem em dois concursos de beleza: Letícia Frota, que acaba de ser eleita Miss Brasil Mundo; e Rebeca Portilho, vice-campeã do Miss Universo Brasil. Porém, muitas pessoas podem achar que se trata de várias misses para um único concurso de beleza, o que não é verdade. Em todo o mundo, existem diversas franquias dessas competições, e o BEM VIVER fez um guia para ajudar você a entender quais são os principais da atualidade.


Fábio Luís de Paula, jornalista especializado em concursos de beleza e titular da coluna "De Faixa a Coroa", na Folha de São Paulo, explicou como funcionam os seis de maior relevância, como o Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Terra, Miss Grand International e o Miss Supranational.


Passo a passo


Para a candidata chegar aos grandes concursos de miss é preciso ser eleita em um concurso de beleza em sua cidade, depois no estado e, posteriormente, vencer o nacional. Apenas em alguns casos, as candidatas são eleitas por indicação.


Miss Mundo


É o concurso de beleza mais antigo do planeta. Criado em 1951, possui sede em Londres, no Reino Unido. Em média, mais de 100 candidatas participam todos os anos e apenas uma brasileira venceu o título, em 1971, com a carioca Lúcia Petterle.


A vencedora do Miss Mundo torna-se, durante um ano de reinado, o rosto e a voz da Miss World Organization, por meio da sua frente "Beauty with a Purpose" (‘Beleza com propósito’, em tradução livre).


“É um concurso bem tradicional, que procura uma moça que realmente queira a paz mundial e tem como livro favorito o clássico ‘O Pequeno Príncipe’. Em 2014, o concurso aboliu a prova em traje de banho, e a maior pontuação preliminar do concurso vem da prova onde cada uma das misses apresenta um projeto social desenvolvido e operado por elas em seus países”, destaca Fábio.


Miss Universo


Com sede nos Estados Unidos, o Miss Universo é bastante famoso na Ásia e nas Américas. Fundado em 1952, é o segundo mais antigo do mundo. Duas brasileiras venceram a coroa, respectivamente em 1963 e 1968. Em média, o evento recebe entre 70 a 90 candidatas todos os anos.


Fábio relata que a Miss Universo propaga principalmente a força feminina e auto-estima das mulheres, por meio de seu slogan "Confidently Beautiful" (‘Confiantemente bonita’, em tradução livre).


“A vencedora também deve apoiar causas sociais, porém não com tanta força como no Miss Mundo. Ela também vira o rosto e a voz da organização, e vive durante seu reinado em Nova York (EUA)”, diz ele.


Miss International


O mais tradicional de todos possui sede no Japão e tem como objetivo promover a união cultural entre os países. Criado em 1960, permanece com o mesmo formato desde então.


“Há algumas décadas, a vencedora recebe no palco o mesmo modelo de manto e coroa. São em média, 80 candidatas todos os anos. A vencedora é considerada uma espécie de embaixadora da boa-vontade. Um das iniciativas sociais do concurso é arrecadar fundos para a UNICEF no Japão e no mundo”, destaca Fábio.


Miss Terra


Surgiu em 2001, como um concurso que evidencia projetos ambientais e com sede atual nas Filipinas. O Brasil já ganhou o título máximo em duas ocasiões. As duas vencedoras brasileiras do concurso representaram o Amazonas e ganharam, posteriormente, o nacional – e, só então, o mundial. São elas: Priscilla Meirelles – em 2004 – e Larissa Ramos – em 2009.


“A vencedora não necessariamente passa a viver nas Filipinas, mas passa a ser o rosto da organização e dos projetos ambientais do concurso. A miss também passa a promover o eco-turismo em países. O reinado não é tão forte como nos outros concursos”, frisou.


Miss Grand International


O concurso foi fundado em 2013, mas é uma forte potência entre os concursos de beleza da atualidade. Fábio explica que o Miss Grand tem um formato de show que se assemelha aos eventos da marca de moda "Victoria's Secret". Sua sede é na Tailândia, recebe anualmente 70 candidatas. O certame ainda não teve nenhuma vencedora brasileira.


A campeã passa a viver, durante o reinado, na Tailândia; e ganha um prêmio em dinheiro que, na última edição, foi de 60 mil dólares. Segundo Fábio, o Miss Grand tem como objetivo tornar-se o principal do planeta.


Miss Supranational


Com sede na Polônia e criado em 2009, o único dos seis maiores que é europeu, é bastante luxuoso, e que busca misses com perfis mais sofisticados. Em média, 60 candidatas vão todos os anos.


De acordo com Fábio, a proposta central é encontrar uma miss que seja influenciadora, que tenha um perfil de beleza global, e sobretudo que caia no gosto europeu.


https://www.acritica.com/entretenimento/um-guia-sobre-os-concursos-de-beleza-1.278459


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: