Reflexões do Jornalista e Missólogo: "O mundo encantado com a nova Miss Universo"

12/12/2019

http://www.missnews.com.br/rm-na-midia/reflexoes-do-jornalista-e-missologo-equoto-mundo-encantado-com-a-nova-miss-universoequot/

1489    0

Quarta, 11 de Dezembro de 2019 - 22:05

por Por Roberto Macêdo


Reflexões do Jornalista e Missólogo:


Nos últimos minutos do domingo passado, dia 8, uma nova rainha universal da beleza foi coroada em Atlanta, EUA: Zozibini Tunzi, uma negra sul-africana de 26 anos, cabelos quase raspados, formada em Relações Públicas e Consultoria de Imagem pela Universidade de Tecnologia da Península do Cabo. 90 candidatas disputaram o título, entre elas a jornalista Julia Horta, de Juiz de Fora, MG, que ficou entre as 20 semifinalistas.


Na terça-feira a nova Miss Universo esteve nos principais programas de entrevistas da TV norte-americana e continuou encantando a todos. Zozi, como gosta de ser chamada, contou que nasceu em Tsolo, no leste do país, cidade distante cerca de 400km de Durban, mas cresceu na vila vizinha de Sidwadeni com seus pais da etnia Xhosa e as três irmãs. A vila amanheceu em festa, com seus conterrâneos cantando na língua nativa e dançando, celebrando a conquista. O presidente do país, Cyrill Ramaphosa, declarou: “Ela está agitando não apenas nossa bandeira nacional, mas também a bandeira da luta global contra a desigualdade de gênero e a crise de violência e feminicídio”.


Em 2017 Zozi se candidatou pela primeira vez a Miss África do Sul. Ficou apenas entre as 26 selecionadas, no concurso vencido por Demi-Leigh Nel-Peters, loura que venceu também o Miss Universo. O país se tornou uma superpotência da beleza, pois no ano passado a mulata Tamaryn Green ficou em segundo lugar. A primeira Miss Universo sul-africana, no entanto, foi a loura Margaret Gardiner, em 1978, que recebeu a coroa da primeira negra a vencer o concurso, a trinitina Janelle Comissiong. Uma lição que o concurso deu ao mundo em tempos de Apartheid.
Zozi é a sexta negra a ganhar a coroa desde o início da competição, em 1952. Antes dela, Janelle em 1977, a Miss EUA Chelsie Smith venceu em 1995, outra trinitina Wendy Fitzwilliam foi a escolhida em 1998, que passou a coroa para Mpule Kwelagobe, de Botswana. São Paulo foi a sede do concurso em 2011, coroando a angolana Leila Lopes.



O Brasil passou a enviar concorrente em 1954, estreando com o segundo lugar da baiana Martha Rocha. E venceu duas vezes: em 1963, com a gaúcha Iêda Vargas, e em 1968, com a baiana Martha Vasconcellos. A primeira negra no concurso nacional foi a carioca Vera Couto, que ficou em segundo lugar e ganhou a música Mulata Bossa-Nova, feita em sua homenagem. A segunda negra no Miss Brasil foi a baiana Vera Guerreiro, em 1969. Mas foi somente em 1986 que a primeira negra foi coroada Miss Brasil: a gaúcha Deise Nunes, top 12 no Miss U, que se declarou emocionada com a vitória de Zozi: “Confesso que estou em êxtase, felicíssima da vida. Ela foi carismática e verdadeira na resposta. É simplesmente maravilhoso termos mais uma vez uma Miss Universo negra. Foi uma noite extremamente especial para ela e para nós, negros do Brasil e do mundo”.


Depois de Deise, esperamos mais 30 anos para uma outra negra ser eleita Miss Brasil: a baiana Raissa Santana, que morava no Paraná, e que ficou entre as 13 semifinalistas do Miss Universo. Na sua rede social, Raissa comemorou: “uma mulher forte, inteligente, linda e com um discurso tão verdadeiro! Estou em êxtase! E foi assim que Zozi ganhou”. Raissa coroou outra negra, a piauiense Monalysa Alcântara, top 10 no Miss Universo 2017. No seu Instagram, Monalysa declarou que “essa noite foi para entrar para a história! Só consigo chorar agoraaaa! Preta, inteligente, empoderada e verdadeira! Rainha de Wakanda”.


O Miss Universo tem se reinventado e acompanhado a evolução da sociedade. Se antes bastavam apenas serem bonitas, agora as misses têm voz, defendem uma plataforma no seu reinado e influenciam milhares de mulheres. A hashtag #missuniverse ficou em primeiro lugar nos trending topics do dia do concurso. No ano passado o concurso acolheu a primeira candidata trans, a espanhola Angela Ponce. Agora, contou pela primeira vez com uma candidata abertamente homossexual, a representante de Mianmar, Swe Zin Htet.


Mas qual foi mesmo essa mensagem de Zozibibi Tunzi que encantou o mundo? Três dias antes do concurso, ela publicou uma foto de “cara lavada” e pediu que todas as mulheres tenham a coragem de aparecer como são: “suas imperfeições são o que as tornam perfeitas, então façam um favor ao mundo e deixe-nos vê-las em toda a sua maravilhosa glória!” Filha de uma diretora de escola, a miss sempre defendeu a educação como ferramenta para a ascensão social e a conquista de espaços. Durante o concurso, perguntada sobre o que ensinaria às meninas, ela respondeu que “a liderança, porque foi retirada das garotas durante muito tempo, a sociedade definiu o que as mulheres deveriam ser. E as mulheres são os seres mais poderosos do mundo, deveríamos ter acesso a todas as oportunidades e ocupar esses espaços”.


Mas a consagração veio ao final, com uma frase que viralizou e certamente jamais será esquecida: "Cresci em um mundo onde uma mulher que se parece comigo, com meu tipo de pele e cabelo, nunca foi considerada bonita. Acho que isso pode mudar hoje. Quero que as crianças olhem para mim e vejam seus rostos refletidos no meu".


Zozi certamente continuará encantando os terráqueos, entre eles os seus dois milhões de seguidores no Instagram! Durante o ano de reinado irá morar em Nova York e viajará por todo o mundo participando dos mais variados eventos e levando essa mensagem dos novos tempos: dignidade, igualdade e oportunidade. Parabéns Zozi. Parabéns África do Sul.


Por Roberto Macêdo, Jornalista, "Missólogo" e autor da biografia de Martha Vasconcellos



https://www.bahianoticias.com.br/mulher/blogando/98-reflexoes-do-jornalista-e-missologo-o-mundo-encantado-com-a-nova-miss-universo.html


 

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: