A Miss Ipatinga que conquistou o título de Miss Brasil

18/02/2024

http://www.missnews.com.br/historia/a-miss-ipatinga-que-conquistou-o-titulo-de-miss-brasil/

489    0

18 de fevereiro, de 2024 | 08:30 Arquivo Pessoal


Nascida no município de Dionísio, Suzana Araújo dos Reis tem hoje 65 anos Nascida no município de Dionísio, Suzana Araújo dos Reis tem hoje 65 anos


Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
Entre tantos personagens importantes, o município de Ipatinga tem também uma Miss Brasil. Suzana Araújo dos Reis, hoje com 65 anos, nasceu no município de Dionísio e também morou em Coronel Fabriciano. Porém, foi seu emprego em Ipatinga que a levou a representar a cidade no concurso de beleza mais famoso do mundo, conquistando a coroação em 1978, em cerimônia realizada no Ginásio Presidente Médici, na capital Brasília.


Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Suzana Araújo conta que em 1977 foi convidada a representar o Colégio Padre Cícero de Castro, no concurso Miss Ipatinga, conquistando o segundo lugar. Funcionária da antiga Usimec, na época, a indicação e a torcida maciça dos colegas de trabalho foram a motivação principal para encorajá-la nesta jornada.


Em 1978, a direção do Cariru Tênis Clube convidou Suzana para representar o clube no concurso municipal. Inicialmente, a resposta foi negativa, no entanto, mais uma vez as amigas e amigos da Usimec impulsionaram Suzana a mudar de ideia, e ela disputou pela segunda vez o concurso municipal e foi escolhida como a mulher mais bonita de Ipatinga.


"Aí começou minha trajetória. Pedi licença do trabalho, me preparei para o Miss Minas Gerais 1978, representando Ipatinga com outras 53 representantes de cidades de Minas em Araxá, onde foi realizado o concurso", conta.


Apoio do prefeito João Lamego
O então prefeito de Ipatinga, João Lamego (1977-1982), junto à primeira dama Dona Terezinha, patrocinou a participação da Miss Ipatinga e ainda levou uma grande torcida para o evento em Araxá. "Minha gratidão eterna por eles. E assim também ocorreu em Brasília em julho de 78, levando 11 ônibus para a torcida, apostando na minha vitória", destaca.
Depois de se tornar Miss Brasil, Suzana Araújo seguiu para o México, onde participou do Miss Universo, realizado no balneário de Acapulco.


Raízes no Vale do Aço
Nascida em Dionísio, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, a Miss Brasil também morou em São Domingos do Prata e posteriormente se mudou para Coronel Fabriciano, onde viveu com os pais e seus seis irmãos, até se casar com José Francisco Ribeiro dos Reis Filho, uma união vivida há 44 anos e com quem reside no município de Leolpoldina, na Zona da Mata.


"Minha ligação com o Vale do Aço é muito forte. Morei no bairro Bom Jesus em Fabriciano, com meus seis irmãos e meus pais, que são meu orgulho, meu exemplo de vida, o meu ‘amor eterno’. A maioria dos meus irmãos continuam morando no Vale do Aço, que visito sempre. E no Vale do Aço também tenho amigos de verdade que prezo e valorizo, são amizades com muito carinho", revela.



Suzana conquistou o título com o apoio de uma torcida que saiu de Ipatinga em 11 ônibus. Arquivo pessoal


Mudança no padrão de beleza


Questionada sobre quais as mudanças na categorização de padrão de beleza desde a sua época no concurso, Suzana Araújo considera o assunto algo muito mais amplo e diversificado. Mas que existem sim diferenças na forma que as misses da sua época encaravam o concurso em relação ao formato atual.


"Na minha época não se tinha acesso a intervenções cirúrgicas e procedimentos estéticos. O nosso dito ‘padrão’ era mais natural, pintávamos o cabelo, apostávamos numa boa maquiagem e só. Hoje em dia a Miss é construída conforme o padrão que ela acredita e tá tudo certo, são outros tempos, outras exigências, algumas coisas evoluem outras nem tanto, mas o que realmente importa é a essência de cada Miss, saber entender o seu papel na sociedade, a sua voz feminina para outras mulheres. E isso eu realmente espero que não mude nunca!", defende.


A emoção da coroação


Um momento de muita emoção e gratidão, marcando para sempre a sua vida, assim é a definição dada por Suzana ao dia da coroação. "Falar sobre o meu título de Miss Brasil é algo inefável, ou seja, que não pode ser traduzido ou descrito em palavras, só quem vive sabe a emoção que é ser coroada Miss Brasil, não pelo título e nem pelo status, mas sim de saber que você é a representante das mulheres de sua nação, do seu povo. Isso é o que realmente importa", define.


Influência a novas gerações


Levar sua história, experiência e cultura para outras gerações, por meio das mídias sociais, é um dos passatempos prediletos da Miss Brasil. "Amo ser convidada para lives, entrevistas e podcasts, e além disso participo do Grupo Misses do Brasil, onde várias Misses de diferentes épocas se juntam para inúmeras atividades como o nosso encontro anual. Amo também levar apoio e incentivo às meninas que sonham em um dia ser Miss Brasil. Ser Miss é isso, é saber que o título pode até passar adiante, mas o seu reinado é eterno", destacou.


https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0113589-a-miss-ipatinga-que-conquistou-o-titulo-de-miss-brasil

Talvez você se interesse também por:
COMENTÁRIOS - Clique aqui para fazer o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

Seja o primeiro a comentar.

Ⓒ MissesNews.com.br  |  Desenvolvimento: